Gastro Sorocaba
 
 

Doenças

Intestino Preso ou Prisão de Ventre (Constipação I

O que é?:

Prisão de ventre e intestino preso são os nomes populares pelos quais é conhecida a constipação intestinal, um distúrbio comum caracterizado pelo número de evacuações inferior a três vezes em uma semana ou pela dificuldade para evacuar normalmente (dor, fezes ressecadas ou pequenas quantidades).

Os sintomas percebidos em um primeiro momento são inchaço e dor abdominal, com o passar do tempo, outros sinais começam a surgir como: mau humor, irritabilidade, cansaço, dor de cabeça, acne e gases. Em longo prazo, o intestino preso pode evoluir para o aparecimento de doenças mais graves como: doenças de pele, hemorroidas, fissuras anais, enxaqueca, obesidade, depressão, hérnias, divertículos e câncer de intestino.

As causas mais comuns da constipação intestinal são dieta pobre em fibras, a pequena ingestão de líquidos, o sedentarismo, assim como o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados. Não atender à urgência para evacuar, quando ela se manifesta, também pode comprometer o funcionamento regular dos intestinos. A prisão de ventre pode, ainda, estar associada a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal. Pode, igualmente, ser provocada pelo uso de certos medicamentos e por alterações neurológicas e do metabolismo. Estresse, depressão e ansiedade são outras ocorrências capazes de interferir nos hábitos intestinais.


 

Tratamento:

Dieta rica em fibras:

Legumes;
Verduras;
Frutas;
Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, fava, soja); 

Cereais integrais (pão integral, arroz integral, aveia); 

Oleoginosas (noz, avelã, amêndoa);

Sementes (gergelim, linhaça, frutas).

 

Beber muito líquido.

Manter a urina transparente.

 

Caminhar.

Caminhar um pouco todos os dias.

Se não apresentar resultado medicamentos poderão ser utilizados.
Neste caso procure o seu médico.

 

Pós Operatório:

Não há indicação cirúrgica.